Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Empresas > Desenvolvimento Económico > Emparcelamento Agrícola do Vale do Gadanha
Emparcelamento Agrícola do Vale do Gadanha


A empreitada de execução do Emparcelamento Agrícola de Moreira e Barroças e Taias, entregue à empresa “Restradas – Revitalização de Estradas do Norte”, pelo montante de 4.196.954,84 euros, com IVA incluído, encontra-se em pleno desenvolvimento naquelas duas freguesias do Vale do Gadanha.

Nesta fase, os trabalhos incidem na limpeza das parcelas, regularização de terrenos, construção e alargamento de caminhos e execução do sistema de rega. Posteriormente, será realizada a plantação de vinha, outras culturas e novas áreas florestais.

Considerando a sua dimensão, este investimento, ansiado há mais de duas décadas pela população local, resultará num acréscimo produtivo daquela casta nobre e singular, potenciando novos investimentos no setor e chamando novas gerações para a viticultura.

O projeto de “ordenamento fundiário” contempla 529 hectares de extensão, dos quais 127 de reconversão de vinha da casta Alvarinho, tratando-se de um investimento fundamental para a atividade agrícola e vinícola no Vale do Gadanha e uma mais-valia económica para o concelho de Monção.